Esta é uma excelente técnica para dar acabamento aos brinquedos. Consiste em colar papel sobre papel, para cobrir as falhas e fixar os materiais utilizados, além de dar a forma final ao brinquedo. Diversas camadas de papel e cola sobre um brinquedo de sucata produzem uma estrutura muito resistente e uniforme depois de seca. 

01

Fibras

Rasgue pequenos pedaços de papel. Não use tesoura, pois o papel rasgado resulta em melhor junção das fibras quando colado. 

02

Cola branca

Com um pincel, espalhe uma camada de cola branca sobre o brinquedo. Cubra-o com os pedaços de papel, sempre com a ajuda do pincel molhado com cola. Acompanhe os contornos e detalhes até que toda a peça esteja coberta.

03

Está pronta

Elimine as pequenas falhas e preencha os espaços vazios, passando sobre eles o dedo umedecido em água. A papietagem está pronta, mas é preciso deixar secar. O tempo de secagem depende do clima: se estiver quente, em menos de uma hora estará seco. 

Papéis mais resistentes, como o jornal, são melhores para áreas grandes e retas. Use sempre pedaços pequenos para evitar bolhas e rugas.

Usando como exemplo o brinquedo abaixo, podemos papietar os telhados e as paredes com jornal e a bandeira, o mastro e as janelas, com papel toalha.  

papéis

Papéis mais finos, como o papel toalha e similares, são ideais para áreas pequenas, com curvas ou detalhes.

Quando usar diferentes tipos de papel, faça outra papietagem em todo o brinquedo com papel toalha, para evitar diferença de textura na hora de pintar.

A técnica de papietagem é antiga e mais simples que a do papel machê. Era usada para fazer máscaras de festas e de teatro. O pintor francês Georges Braque (1882-1963) foi um dos primeiros artistas plásticos modernos a utilizar papéis colados em seus quadros.  

compartilhE