DIY  Faça você mesmo uma sanfona!

Harmonia

Quer inventar um brinquedo? Desenhe antes para ver como fica. Preste atenção na proporção de cada parte em relação ao todo. Mesmo se quiser exagerar em alguns detalhes, é preciso haver harmonia no conjunto.

O rosto e sua expressão são muito importantes nos personagens. Estude antes, por exemplo, a colocação ou a pintura dos olhos e das sobrancelhas, seu formato e posição.

DIY faça você mesmo
DIY faça você mesmo

As partes de uma construção, como janelas, porta e telhado, também precisam ter proporção harmoniosa. 

Medidas


As medidas são muito importantes na construção de qualquer coisa. Com lápis ou caneta e régua, marque tudo direitinho antes de cortar e colar, senão seu brinquedo pode não ficar do jeito que você espera.

Marque as áreas que você deseja recortar e as que servirão de base para outras aplicações, como detalhes a serem colados. 

DIY faça você mesmo
DIY faça você mesmo

Para fazer círculos, você pode contornar algum objeto redondo, como tampas e pratos. Ou pode usar um compasso para fazer as marcações de corte.  

Furar e Cortar


Furar e cortar materiais pode não ser tão simples quanto parece. Há embalagens plásticas mais rígidas que outras, papelão grosso e duro, tecidos que desfiam.

Para furar tampas plásticas, encaixe a ponta da tesoura no local a ser furado, já marcado a lápis ou caneta. Gire até que o furo fique do tamanho que você precisa

DIY faça você mesmo
DIY faça você mesmo

Se o material for menos rígido, você também pode fazer furos usando a ponta de um lápis. Encaixe a ponta no local a ser perfurado e gire com cuidado para não amassar.

Para fazer as letras da palavra “teatro”, por exemplo, use papelão fino, que é mais fácil de recortar. Para áreas maiores, como o telhado da escola, utilize papelão mais grosso, pois não entorta.

DIY faça você mesmo
DIY faça você mesmo

Quando você for recortar material plástico, procure os mais flexíveis, pois são mais fáceis de cortar e você não corre o risco de se machucar. Pressione a ponta da tesoura e corte a partir do furo.

Para deixar o palito de madeira do tamanho que você quiser, faça um leve corte na medida com a tesoura e quebre na marca com as mãos. Lixe sempre os palitos cortados.

DIY faça você mesmo

Canudos de Papel


Canudos feitos de papel ficam resistentes e podem funcionar como braços, pernas, galhos de árvore, suportes de carrinho de mão e muitas outras coisas.

Enrole a folha de revista ou de jornal em torno de um lápis. Para que o canudo fique uniforme, enrole sempre na horizontal ou na vertical do papel. Quando o canudo estiver formado, retire o lápis. Você pode usar um outro lápis para empurrá-lo para fora do canudo.

DIY faça você mesmo
DIY faça você mesmo

Cole com fita adesiva as pontas e o centro do canudo, para não desenrolar. O ideal é fazer os canudos em tamanho grande e depois recortá-los para deixar do tamanho que você precisa. Se quiser canudos mais finos, use um espeto de churrasco

Bolas de Papel


Fáceis de fazer, as bolas de papel entram na construção de cabeça, nariz, orelhas, bichinhos, planetas, pedras...

Bolas grandes, como o Sol do móbile, podem ser feitas de folhas de jornal. Nas bolas pequenas, como a cabeça do saci, o ideal é usar papel toalha, que é mais maleável. As bolas bem pequenas, como nariz e orelhinhas do saci, podem ser feitas apenas com fita adesiva ou crepe. Para dar forma à bola, é só enrolar pedaços de papel ou fita. 

DIY faça você mesmo
DIY faça você mesmo

Quando a bola estiver do tamanho que você deseja, ajeite todas as pontas com fita adesiva ou fita-crepe. Se ela estiver torta, você pode moldá-la com as palmas das mãos, molhadas em água, como se fosse um bolinho de massa. Depois da bola seca, prenda-a no seu trabalho com cola, fita adesiva ou fita-crepe. 

Colagem


Todo mundo gosta de colar, mas é bom saber alguns macetes: se você quiser uma colagem mais rápida, não misture água na cola branca (o tempo de secagem vai depender do clima). Para colar plástico em outro plástico, ou plástico em tecido, deixe um pouco de cola secando em um copinho; quando estiver meio puxa-puxa, passe nas duas partes a serem coladas e fixe-as. Ah, nunca exagere na quantidade de cola.

Para montar o brinquedo, você pode usar cola branca e fita adesiva ou crepe. Para fixar os detalhes, melhor usar cola bastão. Se você não tem muito tempo, a fita-crepe ou adesiva é mais prática e rápida, pois não escorre e não é preciso esperar que seque, como a cola.

DIY faça você mesmo
DIY faça você mesmo

Você também pode colar as partes menores quando o brinquedo já estiver montado e pintado, como botões para fazer os olhos, pedaços de tecido para cabelos, roupas... 

Papietagem


Esta é uma excelente técnica para dar acabamento aos brinquedos. Consiste em colar papel sobre papel, para cobrir as falhas e fixar os materiais utilizados, além de dar a forma final ao brinquedo. Diversas camadas de papel e cola sobre um brinquedo de sucata produzem uma estrutura muito resistente e uniforme depois de seca.

Rasgue pequenos pedaços de papel. Não use tesoura, pois o papel rasgado resulta em melhor junção das fibras quando colado. 

DIY faça você mesmo
DIY faça você mesmo

Com um pincel, espalhe uma camada de cola branca sobre o brinquedo. Cubra-o com os pedaços de papel, sempre com a ajuda do pincel molhado com cola. Acompanhe os contornos e detalhes até que toda a peça esteja coberta.

Elimine as pequenas falhas e preencha os espaços
vazios, passando sobre eles o dedo umedecido em água. A papietagem está pronta, mas é preciso deixar secar. O tempo de secagem depende do clima: se estiver quente, em menos de uma hora estará seco. 

DIY faça você mesmo
DIY faça você mesmo

Técnica

A técnica de papietagem é antiga e mais simples que a do papel machê. Era usada para fazer máscaras de festas e de teatro. O pintor francês Georges Braque (1882-1963) foi um dos primeiros artistas plásticos modernos a utilizar papéis colados em seus quadros.  

Pintura


A tinta guache e a tinta acrílica são solúveis em água, não são tóxicas e têm secagem rápida. As duas são ótimas, porém a acrílica é mais resistente à água depois de seca e suas cores são mais brilhantes. Geralmente, as tintas já vêm prontas para o uso, mas você pode deixá-las mais ralas acrescentando um pouco de água. Se quiser, misture uma tinta com outra para criar novas cores.

Dê duas demãos de tinta branca em todo o brinquedo para preencher possíveis falhas e garantir melhor acabamento na hora de colorir. 

DIY faça você mesmo
DIY faça você mesmo

Depois que a tinta branca tiver secado, desenhe a lápis cada detalhe do brinquedo, para servir como base da pintura. 

Sempre comece com as cores mais claras. Depois pinte as áreas mais escuras, deixando por último o preto. Espere secar uma área para começar a pintar outra, para evitar borrões e que a tinta se misture.

DIY faça você mesmo
DIY faça você mesmo

É o pincel correto que define o melhor acabamento. Corrija pequenas falhas com um pincel fino e use-o para fazer os detalhes. 

Licença Creative Commons
Fábrica de Brinquedos está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Screenasdshot_2

Copyright 2020 © Fábrica de Brinquedos - Todos os direitos reservados